Novidades do Sistema
  1. 25.0
Novidades do Sistema
  • Bem-vindo(a) as Novidades do Sistema
  • 25.0
    • Validação Facial (Liveness)
    • Banners com Link
    • Pix Automático
    • Autoatendiento MED ou Automed (Receber Valores)
    • Mecanismo de Bloqueio de Device - Melhorias
    • Internet Payment – Melhorias e Correções
    • Aplicativo – Melhorias e Correções
  • 24.0
    • Criação e Redefinição de Senha
    • ReCaptcha
  • 23.0
    • Protesto para cobrança própria
  • 22.0
    • Cofres SSG Bank
  • 21.0
    • Tarifas DDA
    • Notificação na aprovação de limites
    • Atualização do flutter para o aplicativo
    • Cobrança própria - Tarifas agrupadas na Emissão via Cnab
    • Cobrança própria - Não validação de CEP para emissão de boletos
    • Cosif 1.5
    • Adequação Credito Resolução Bacen 352 e CMN 4966
    • Cadoc 4111
    • Cadoc 4010
  • 20.0
    • Melhorias no Módulo de Cobrança Própria
    • Pré-validação do Convênio no pagamento de boletos
    • Pix Agendado e Recorrente
    • Dimp
  1. 25.0

Validação Facial (Liveness)

🎯 Objetivo#

Implantação no processo de onboarding digital das contas de uma nova etapa de Prova de Vida (Liveness) — uma tecnologia que garante que a pessoa que está se cadastrando é real e está presente.
Essa atualização faz parte da nossa evolução contínua para reforçar a segurança, reduzir riscos de fraude e aumentar a confiabilidade de todo o ecossistema.

🖥️ Sistema#

Aplicativo e pré-cadastro

⚙️ Funcionalidade#

O processo de validação facial ocorre em algumas etapas logo após a etapa de Informações de Residência no aplicativo:
Captura de Tela 2025-11-13 às 16.30.00.png

1. Tela informativa de prova de vida#

Tela com informação sobre a etapa da prova de vida.
1 - PJ - Liveness.png

2. Captura da selfie com prova de vida (liveness)#

Você tira uma foto seguindo instruções na tela — como movimentar o rosto, piscar ou virar a cabeça — para comprovar que está presente e não se trata de uma imagem estática.
Captura de Tela 2025-11-13 às 16.30.17.png
3.
Captura do documento oficial (foto de RG ou CNH ou anexo de CNH digital)
O sistema solicita a foto do documento ou fotos da frente e do verso do documento se não for enviado documento aberto ou ainda anexo do documento digital garantindo que estejam legíveis. Após validação do documento, segue para tela de confirmação dos dados e demais passos assim como já acontece atualmente.
Captura de Tela 2025-11-13 às 16.30.34.png

👥 Clientes habilitados#

Todas as agências da IP Pagme conforme cronograma.
11/11: OteroPay, GonBNK, GO.Bank, Confiança, Elite, DeltaPag e PagNex
18/11: Investbravo, FacayBank, FixPag, Modabank, MeetBank, Taxtek, ElysiumSec, Hold Account, Culttivo e Franchi Prime

🚀 Implantação#

Toda vez que implantar um novo cliente é necessário atentar se o mesmo é agência Pagme para habilitar a funcionalidade e se for MyFintech, verificar se a funcionalidade foi vendida.
Toda agência Pagme deverá ter o Liveness habilitado na implantação.

🙋 Dúvidas comuns (clientes e atendimento)#

1. O que é a validação facial?#

É uma verificação de identidade que compara sua selfie ao documento enviado, garantindo que você é uma pessoa real e dona daquele documento.

2. O que é liveness?#

Liveness (ou prova de vida) é uma tecnologia de segurança que confirma se uma pessoa é real e está presente em tempo real.

3. Por que preciso fazer movimentos na tela?#

Para confirmar que você está vivo e presente, evitando fraudes.

4. Quais documentos são aceitos?#

RG e CNH (física ou digital). Outros documentos podem ser adicionados futuramente.

5. Posso usar foto do documento?#

Não. Você precisa capturar o documento original usando a câmera durante o processo ou se for CNH digital, poderá escolher a opção de anexar arquivo.

6. Por que meu documento foi reprovado?#

Pode ser por imagem ilegível, reflexo, documento vencido ou divergência de dados.

7. Por que minha selfie foi reprovada?#

Iluminação ruim, rosto fora de enquadramento, uso de acessórios (óculos escuros, boné) ou movimentação incorreta.

8. Posso tentar novamente?#

Sim, até o limite de tentativas permitido (ex.: 3). Depois disso, sua validação vai para análise manual.

9. O que acontece com minhas fotos?#

Elas são usadas apenas para verificar sua identidade e armazenadas com segurança.

10. Como saber se minha conta foi aprovada?#

Você receberá uma notificação por e-mail assim que a validação for concluída.

11. E se o sistema cair ou eu ficar sem conexão?#

Você pode tentar novamente mais tarde
Modificado em 2025-11-13 19:44:18
Página anterior
25.0
Próxima página
Banners com Link
Built with