Autoatendiento MED ou Automed (Receber Valores)
🎯 Objetivo#
Para o Usuário: Mais agilidade em reportar fraudes, maior probabilidade de recuperação de valores perdidos em fraudes, canal seguro para reporte, redução de prejuízos financeiros Para a Instituição: Processo padronizado de tratamento de fraudes, conformidade regulatória, redução de litígios judiciais, diminuição tickets de contestação de transação🖥️ Sistema#
Aplicativo a partir da versão 4.4.0⚙️ Resumo da Funcionalidade#
Quando um usuário identifica que realizou uma transferência/depósito para um fraudador, ele pode: Acessar a funcionalidade no sistema
Selecionar a opção mais pertinente do que aconteceu com o envio do Pix
Enviar a instituição comprovantes e evidencias
Acompanhar o status do processo de recuperação
Receber o valor restituído caso o usuário receber tenha saldo positivo em conta e análise positiva
Para as contestações em andamento (status em análise) será possível fazer o cancelamento da contestação⚙️ Fluxo detalhado#
Área para contestar valores#
Estará disponível na área Pix a opção de menu "Contestações Pix"Ao entrar na áres de Contestações será apresentado o menu com as seguintes opçõesContestações Pix onde o usuário poderá consultar as informações sobre a contestações
Contestar Transações Pix onde o usuário poderá iniciar o processo de contestação
Saiba mais sobre Contestação Pix onde o usuário poderá entender melhor sobre a funcionalidade de contestação de Pix
Fluxo de contestação de valores#
Ao iniciar o fluxo de contestação de valores, o usuário clica na opção "Contestar Transações Pix" do menu e é redirecionado ao seu extrato Pix. Na listagem de transações, deve selecionar uma operação de débito (envio ou devolução de Pix) para acessar seus detalhes. Na tela de detalhes da transação, o botão "Contestar" estará disponível. Ao acioná-lo, o sistema apresentará uma lista com os motivos de contestação disponíveis.Após a seleção do motivo, o sistema exibirá um resumo da contestação para conferência. Mediante a confirmação via botão "Enviar a Contestação para Análise", ela será formalmente aberta no sistema e um número de protocolo será gerado e informado ao usuário. A partir deste momento, é estabelecido um prazo máximo de 7 dias para a conclusão da análise do processo.Cancelamento da Contestação#
O cancelamento de uma contestação é realizado acessando o detalhe da contestação com status "Em análise" através da lista de contestações disponível na área de Contestações Pix. Ao entrar no detalhe da contestação, basta clicar no botão de cancelar e confirmarConsulta de Contestações#
Ao entrar na área Consultar de contestações, o usuário verá a lista com todas as contestações já realizadas e com suas respectivas informações como status, valor e número de protocolo. O usuário poderá ver o detalhe de cada contestação clicando sobre ela como mostra a imagem abaixo.Sobre o Autoatendimento MED (Automed)#
No primeiro acesso ao fluxo de Contestação Pix, o usuário visualizará uma tela introdutória com informações sobre as principais regras, em quais casos ele pode ser acionado, quais situações não são contempladas, as etapas do processo e o prazo máximo para solicitar a devolução.Este conteúdo, permanecerá disponível para consulta posterior através da opção "Saiba mais sobre Contestação Pix", localizada no menu interno da área👥 Clientes habilitados#
Funcionalidade disponível para habilitar aos clientesModificado em 2025-11-17 14:09:12