Novidades do Sistema
  1. 25.0
Novidades do Sistema
  • Bem-vindo(a) as Novidades do Sistema
  • 25.0
    • Validação Facial (Liveness)
    • Banners com Link
    • Pix Automático
    • Autoatendiento MED ou Automed (Receber Valores)
    • Mecanismo de Bloqueio de Device - Melhorias
    • Internet Payment – Melhorias e Correções
    • Aplicativo – Melhorias e Correções
  • 24.0
    • Criação e Redefinição de Senha
    • ReCaptcha
  • 23.0
    • Protesto para cobrança própria
  • 22.0
    • Cofres SSG Bank
  • 21.0
    • Tarifas DDA
    • Notificação na aprovação de limites
    • Atualização do flutter para o aplicativo
    • Cobrança própria - Tarifas agrupadas na Emissão via Cnab
    • Cobrança própria - Não validação de CEP para emissão de boletos
    • Cosif 1.5
    • Adequação Credito Resolução Bacen 352 e CMN 4966
    • Cadoc 4111
    • Cadoc 4010
  • 20.0
    • Melhorias no Módulo de Cobrança Própria
    • Pré-validação do Convênio no pagamento de boletos
    • Pix Agendado e Recorrente
    • Dimp
  1. 25.0

Autoatendiento MED ou Automed (Receber Valores)

🎯 Objetivo#

Para o Usuário: Mais agilidade em reportar fraudes, maior probabilidade de recuperação de valores perdidos em fraudes, canal seguro para reporte, redução de prejuízos financeiros 
Para a Instituição: Processo padronizado de tratamento de fraudes, conformidade regulatória, redução de litígios judiciais, diminuição tickets de contestação de transação

🖥️ Sistema#

Aplicativo a partir da versão 4.4.0

⚙️ Resumo da Funcionalidade#

Quando um usuário identifica que realizou uma transferência/depósito para um fraudador, ele pode: 
Acessar a funcionalidade no sistema
Selecionar a opção mais pertinente do que aconteceu com o envio do Pix 
Enviar a instituição comprovantes e evidencias 
Acompanhar o status do processo de recuperação 
Receber o valor restituído caso o usuário receber tenha saldo positivo em conta e análise positiva 
Para as contestações em andamento (status em análise) será possível fazer o cancelamento da contestação

⚙️ Fluxo detalhado#

Área para contestar valores#

Estará disponível na área Pix a opção de menu "Contestações Pix"
image.png
Ao entrar na áres de Contestações será apresentado o menu com as seguintes opções
Contestações Pix onde o usuário poderá consultar as informações sobre a contestações
Contestar Transações Pix onde o usuário poderá iniciar o processo de contestação
Saiba mais sobre Contestação Pix onde o usuário poderá entender melhor sobre a funcionalidade de contestação de Pix
image.png

Fluxo de contestação de valores#

Ao iniciar o fluxo de contestação de valores, o usuário clica na opção "Contestar Transações Pix" do menu e é redirecionado ao seu extrato Pix. Na listagem de transações, deve selecionar uma operação de débito (envio ou devolução de Pix) para acessar seus detalhes. Na tela de detalhes da transação, o botão "Contestar" estará disponível. Ao acioná-lo, o sistema apresentará uma lista com os motivos de contestação disponíveis.
image.png
Após a seleção do motivo, o sistema exibirá um resumo da contestação para conferência. Mediante a confirmação via botão "Enviar a Contestação para Análise", ela será formalmente aberta no sistema e um número de protocolo será gerado e informado ao usuário. A partir deste momento, é estabelecido um prazo máximo de 7 dias para a conclusão da análise do processo.
image.png

Cancelamento da Contestação#

O cancelamento de uma contestação é realizado acessando o detalhe da contestação com status "Em análise" através da lista de contestações disponível na área de Contestações Pix. Ao entrar no detalhe da contestação, basta clicar no botão de cancelar e confirmar
image.png

Consulta de Contestações#

Ao entrar na área Consultar de contestações, o usuário verá a lista com todas as contestações já realizadas e com suas respectivas informações como status, valor e número de protocolo. O usuário poderá ver o detalhe de cada contestação clicando sobre ela como mostra a imagem abaixo.
image.png

Sobre o Autoatendimento MED (Automed)#

No primeiro acesso ao fluxo de Contestação Pix, o usuário visualizará uma tela introdutória com informações sobre as principais regras, em quais casos ele pode ser acionado, quais situações não são contempladas, as etapas do processo e o prazo máximo para solicitar a devolução.
Este conteúdo, permanecerá disponível para consulta posterior através da opção "Saiba mais sobre Contestação Pix", localizada no menu interno da área
image.png

👥 Clientes habilitados#

Funcionalidade disponível para habilitar aos clientes
Modificado em 2025-11-17 14:09:12
Página anterior
Pix Automático
Próxima página
Mecanismo de Bloqueio de Device - Melhorias
Built with